Translator

Translate to your language

20 de abr. de 2011

Futsal

Rápido, ágil e muito técnico, esse é o futsal. Sem dúvidas podemos afirmar que é um dos esportes que mais vem crescendo com o tempo. Antigamente era mais para hobby, hoje a maioria das pessoas usa para virar profissional e boa parte dos jogadores de campo começaram no futsal. Claro que o salário de um jogador de futsal nem se compara a um de campo, Falcão, que é o melhor do mundo, talvez da história (sempre comparado a Manoel Tobias), ganha por volta de 100, 110 mil reais por mês, isso sem contar os patrocínios próprios dele, que fazem com que o valor que ele ganha por mês suba bastante!
Aos que sempre tiveram a dúvida de porque Falcão não se firmou no campo, aqui vai um vídeo com ele explicando o motivo:



O Futsal não vem crescendo somente no Brasil, mas também na Espanha (maior rival do Brasil no esporte), na Rússia (onde o incrível goleiro Thiago atua) e também na Itália, 3ª colocada do último mundial. 
Futsal é caracterizado pelo jogo rápido, movimentação a todo momento e poucos toques na bola. O jogo é pegado a todo momento e dificilmente um jogador poderia aguentar uma partida inteira sem ser substituído, por esse motivo hoje em dia se diz que não há titular e reserva no futsal, e sim os que começam jogando e os que começam no banco. As posições são goleiro, fixo, ala e pivô, mas com o jogo cada vez mais rápido, cada jogador tem que saber atuar em cada uma das posições.
O goleiro tem sem dúvida o papel mais importante do futsal. Goleiros de futsal tem que saber usar os pés com perfeição e como tem a visão da quadra toda, são os responsáveis por orientar o time em grande parte da partida. O futsal também se caracteriza por, diferentemente do campo, ter goleiros baixos. São poucos, bem poucos, os goleiros de futsal grandes, pelo simples fato da maioria ter menos agilidade que um goleiro pequeno.
Com certeza, o que mais chama atenção no futsal é que o jogo realmente só termina quando o juiz apita. Temos por exemplo o caso do Corinthians na Liga Futsal do ano passado. Plena semifinal, Corinthians havia perdido o 1º jogo por 2x0, o Corinthians ganhava o jogo de volta por 1x0, isso até os 39:59 (o jogo acaba aos 40:00), quando o goleiro do Marechal Rondon fez o gol, que levou seu time a final. (No futsal é muito frequente se ver goleiros fazendo gols).
O grande problema do futsal é de que as equipes dependem do patrocinador para tudo. Temos como exemplo o antigo Joinville, que hoje é chamado por Krona Futsal e também a antiga Jaraguá/Malwee que foi extinta pelo fato da Malwee, que era o principal patrocinador, não patrocinar mais a equipe. A Jaraguá/Malwee foi sem sombra de dúvidas o time destaque dos últimos 10 anos do futsal.
Os jogadores da Jaraguá/Malwee tiveram que se transferir para outra equipe, claro, e boa parte do time foi parar no Santos/Cortiana, que hoje é o líder da liga futsal.
Eu também gosto de acompanhar a liga Espanhola de futsal, e acho um pouco mais competitiva que a brasileira, com sempre 5 equipes brigando a toda rodada pela liderança. 
Não é a toa que boa parte dos brasileiros atua por lá, e também, metade da seleção espanhola são de brasileiros naturalizados.

A Copa do Mundo de futsal será ano que vem e o país-sede é a Tailândia.


By: Felipe
Em breve mais posts falando sobre o futsal.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leia mais: http://tutorialparatudo.blogspot.com/2010/02/paginas-numeradas-no-blogger-novo_26.html#ixzz14Yh8m4cq Under Creative Commons License: Attribution