Translator

Translate to your language

26 de nov. de 2010

A luta para jogar futebol feminino profissional no Brasil (Entrevista com @JuliaLucato)

Julia Lucato 
    Nós todos sabemos que a vida de uma que joga profissionalmente no Brasil é difícil pela falta de patrocínio  e outros fatores. Mas nós homens não passamos por isso então perguntei a alguém que realmente entende e vive o assunto a Goleira profissional @JuliaLucato

    "...Aqui mulher que joga futebol é considerada "homem". E esse preconceito atrapalha demais o crescimento do esporte no Brasil..."

   








     Blogoleiro-rc: Pode falar pra mim e para os leitores do blog como é dificil jogar futebol profissional feminino no Brasil?
    Julia Lucato:  É muito difícil, falta patrocínio então os clubes acabam não se interesando em montar equipes femininas por não dar lucro. A pouco tempo começaram a ter mais campeonatos, como Copa do Brasil em 2007 e Libertadores ano passado se não me engano mas ainda é algo distante para a maioria dos clubes


    Blogoleiro-rc: Quais são os clubes brasileiros que têm times de futebol feminino ?
   Julia Lucato: São Caetano, Santos, Portuguesa, Atletico Mineiro, Nacional, Marilia, São Bernardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Botucatu/São Manoel, Iguaçu - MG, Foz do Iguaçu, Novo Mundo, Ferroviária de Araraquara, Jaguariuna,esses são os que sei de cabeça...A Vitória parece q tem time feminino também, Vitória- BA, Caxias-RJ, Pelotas-RS, Volta Redonda-RJ. Acho q é isso, na verdade tem vários, mas o problema muitas vezes é financeiro uma grande parte desses clubes não dão salário, ou é apenas uma ajuda de custo poucas mulheres no Brasil ganham um salário mesmo, que de para pagar contas e coisa parecida.. um desses poucos clubes que paga bem é o Santos. O São Caetano por exemplo, pagava bem pra algumas dava ajuda de custo pra outras, dependia do nivel da jogadora, se era conhecida ou não e isso é muito comum nos clubes daqui.



    Blogoleiro-rc: Qual você acha que é o fator que mais predomina nessa "desvalorização" do futebol feminino brasileiro além da falta de patrocínios? Por que podemos ver que em outros países como Estados Unidos e Alemanha tem uma grande valorização do futebol feminino.
    Julia Lucato: Eu acho que o preconceito atrapalha muito aqui no Brasil. Aqui eles vêem o futebol como coisa de homem. Se você for ver nos Estados Unidos por exemplo, é uma coisa mais para mulher, esporte de homem pra eles é o "futebol americano". Aqui mulher que joga futebol é considerada "homem". E esse preconceito atrapalha demais o crescimento do esporte no Brasil. Se o governo criasse leis que apóiem o futebol feminino, como obrigando todo clube grande a ter futebol feminino, e algo parecido ao futebol masculino em relação a passe e venda de jogadores.. talvez isso criasse uma atmosfera em torno do futebol feminino, que alavancaria uma melhor visibilidade para o esporte, e provavelmente os torcedores se interesariam mais, afinal teria rivalidade de clubes, e assim mais apoio dos torcedores, mais patrocinios e uma coisa puxa a outra.

    Blogoleiro-rc: Concordo perfeitamente com você. Na sua vida de jogadora de futebol assim como você disse na sua resposta anterior sobre o preconceito, você já foi vítima de preconceito pelo fato de ser jogadora ?
    Julia Lucato: Nossa...e como, o tempo todo. Se já não bastasse o meu tamanho e truculência. Infelizmente é bem complicado. A ultima demonstração de preconceito, foi na minha faculdade, mudei de turma esse semestre, e um dos meus colegas que agora é meu amigo, viu que estávamos falando de futebol feminino, mas sem saber que eu jogava, falou algo bem preconceituoso e ficou totalmente sem graça quando eu respondi, pelo menos reconheceu e pediu desculpas, acho que hoje ele já tem uma visão um pouco diferente. Afinal não se deve julgar um livro pela capa. Até porque a razão do preconceito sofrido pelo futebol feminino, existe em todas as modalidades esportivas.

    Blogoleiro-rc: Entendo, e até confesso que antes de ser realmente um jogador de futebol eu tinha um certo preconceito também, mas depois que descobri a verdadera beleza do esporte vi que ele não é uma exclusividade dos homens.
    Julia Lucato: É, normalmente esse preconceito só é quebrado quando se conhece o esporte.

    Blogoleiro-rc: Então Julia, obrigado por dividir comigo e com os leitores um pouco da dificil vida de jogadora de futebol no Brasil. Espero que algum dia essas diferenças acabem por aqui e que o futebol feminino seja tão valorizado como o masculino.
    Julia Lucato: Imagina é um prazer poder falar sobre isso, acho que é muito importante as pessoas conhecerem a realidade, quem sabe isso também não ajuda a mudar essa realidade. E sempre estarei fazendo o possivel para ajudar o futebol feminino a evoluir.

    Blogoleiro-rc:Tem algum recado que gostaria de deixar aos leitores do blog?
    Julia Lucato: Para quem gosta do futebol feminino, apóiem sempre que possível. E para os que tem preconceito, conheçam antes de ter qualquer 'pré conceito'.

Equipe do São Caetano no campeonato paulista 2010
com Julia Lucato de vermelho.

8 comentários:

  1. parabens a julia primeiro ne!por bater de frente com os preconceitos e seguir tentando....e parabens ao roger por mais essa entrevista valeu galera!

    ResponderExcluir
  2. Parabens aos dois que nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais a Julia e o futebol feminino. Tudo nu inicio eh dificil e acredito que isso sera por pouco tempo. Torco por vc, Julia, pelo Blog-RC e pelo futebol feminino.

    ResponderExcluir
  3. Rogger mais uma vez parabens!! Julia parabens pela luta e vontade e paixão pelo o esporte, e ainda ser goleira... E a sua frase final foi muito boa , adorei !!! ( pre - conceito )

    ResponderExcluir
  4. Aeeeeee Juuuuu... sensacionalllll!!!!!!!bjosss
    Nunca desista do seu sonho!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Juu.. espero que igual a você outras jogadoras lutem para batalhar por um ideal e um sonho, e o importante é que todos os tipos de esporte sejam incentivados, vamos mudar a realidade do nosso país!

    ResponderExcluir
  6. Arrazouuuuuuuuuu na entrevista.....
    A JULIOSA é fodona no gol....
    Quando ficar rico vou comprar um clube só pra ter ela no gol....
    ADORO-A
    Léo Azeveddo

    ResponderExcluir
  7. O pior que tudo isso é verdade ! =(
    eu acho q seria um grande incentivo a globo exibir os jogos femininos tmb !
    Tomara que as coisas mudem logo , e que eu possa realizar meu sonho !

    ResponderExcluir
  8. Fato# isso tudo é a grande realidade que vemos ,
    Eu sinto na pele isso , tambem sou jogadora jogo em 2 clubes e sei que muitas veses o primeiro pre- conceito vem de dentro de casa..
    E iisso ai, temos que lutar sempre... e parabéns julia vc é uma grade referencia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leia mais: http://tutorialparatudo.blogspot.com/2010/02/paginas-numeradas-no-blogger-novo_26.html#ixzz14Yh8m4cq Under Creative Commons License: Attribution