Lev Yashin (Aranha Negra) |
Famoso por sempre usar um uniforme todo preto(que mais tarde lhe rendeu o apelido de Aranha Negra) quando jogava.
Ele fez uma contribuição sem precedentes para o gol, desafiou muitas das atitudes tradicionais para goleiros que prevaleciam dentro do gol. O russo foi um dos grandes goleiros um dos primeiros para comandar sua grande área inteira e um dos primeiros a acabar com o tabu de somente segura a bola - se socos ou chutes era mais fácil ou mais eficaz, e ainda poderiam ser um modo de repor a bola em jogo mais rapidamente Yashin não tinha nenhum receio em fazê-lo. Um grande atleta - ele primeiro ganhou fama jogando hóquei no gelo e conquistou o título soviético em 1953! - Yashin exibido grande coragem entre as varas e possuía reflexos impressionantes e uma flexibilidade que o fez praticamente impecável.
Primeiro goleiro da União Soviética 1954-1967, apareceu nas fases finais de três Copas do Mundo. Em 1956, ele era um membro da equipe soviética que ganhou ouro olímpico em Melbourne e em 1960 ganhou o Campeonato Europeu. Internamente, ele jogou em apenas um time - Dínamo de Moscou - onde venceu cinco campeonatos nacionais e três títulos da Copa da Rússia
Em 1963, Lev Yahsin foi eleito Futebolista Europeu do Ano e continua a ser o goleiro só já ganhou. Ele foi premiado a Ordem de Lenin, em 1967, antes de se aposentar com a idade de 41, em 1971, manteve um recorde inédito de 270 sem levar gols (existem também rumores de que teria salvo mais de 150 penaltis).
Ele se aposentou com 42 anos, em 1971, passando a treinar equipes juvenis e trabalhar como professor de educação física, além de ter participado das comissões técnicas do Dínamo e da seleção. Em 1984 teve de amputar uma perna devido a um problema circulatório. Dois anos depois, teve um AVC. Morreu em 1990, por causa de um câncer de estômago, no ano anterior à desintegração do país em que nasceu. Em uma eleição realizada em 1998 pela Fifa, Yashin foi escolhido o goleiro do século XX. Posteriormente, em 2004, foi eleito o melhor jogador russo dos 50 anos da UEFA.
Excelente ideia. Esse é um dos goleiros que os que viram jogar jamais esquecerão. Dominava muito bem a grande area
ResponderExcluir