Gordon Banks |
Gordon Banks é considerado por muitos como o maior goleiro de todos os tempos, ele será sempre lembrado por sua incrivel defesa em uma cabeçada de Pelé durante as finais da Copa de 1970 . No entanto, aqueles que viram Banks jogar sabiam que ele era capaz de repetir tal façanha em uma tarde fria de dezembro, quando tudo o que estava em jogo eram dois pontos. Ele não era apenas grande - ele foi consistentemente no topo de seu esporte e ver Banks falhando em algum gol era um fato extremamente raro.
Com 25 anos de idade, Banks foi o primeiro goleiro da Inglaterra a jogar mais de 33 vezes eo primeiro a manter mais de dez jogos sem sofrer gols. Durante sua carreira, ele criou uma série de registos a nível internacional para a Inglaterra, que permaneceu até que Peter Shilton entrou em cena.
Mas Shilton foi incapaz de superar todos os registros dos Banks. Banks ainda detém o recorde de sete jogos pela Inglaterra sem levar gols, que finalmente terminou graças ao pênalti batido por Eusébio nas semi-finais da Copa de 1966, e jogou em 23 jogos internacionais consecutivos sem derrota entre 1964-67. E, claro, ele ainda é o único goleiro Inglês a vencer uma Copa do Mundo.
No entanto, o sucesso de Banks no cenário internacional não se espelhou ao mercado interno. Ele parecia predestinado a terminar no lado perdedor na final da Wembley Cup até finalmente ganhar a Taça da Liga com o Stoke City, em 1972. Ele jogou duas vezes no time que pedeu da FA Cup, o Leicester City na década de 1960.
Ele não teve muita sorte depois disso. Banks na noite anterior ao jogo contra a Alemanha Ocidental em 1970 nas quartas de final da Copa do Mundo, fez uma combinação muitas vezes mortal, bebeu e dirigiu e por conta disso sua carreira foi levada para um fim prematuro depois que ele perdeu um olho em um acidente automobilístco. Ele voltou a treinar antes de retomar sua carreira temporariamente na Liga Americana de Futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário