Edwin Van Der Sar |
A algum tempo, os torcedores do Manchester United receberam a notícia da aposentadoria de seu goleiro titular, Edwin Van der Sar, ao final da atual temporada – notícia essa que não afeta apenas Old Trafford, mas também o futebol e sua história centenária. O goleiro, um dos melhores de todos os tempos e, sem dúvidas, o que melhor representou a seleção holandesa debaixo das traves, já está na casa dos quarenta anos e irá pendurar as chuteiras, ou melhor dizendo, as luvas.
O goleiro holandês começou sua incrível carreira em um time de menor expressão de sua cidade natal. Van Gaal viu no jovem arqueiro uma interessante promessa e resolveu levá-lo para Amsterdam, onde atuaria por um clube de grande – pra não dizer enorme – dimensão, o Ajax. Nos Godenzonen – ou filhos dos deuses, em português -, o goleiro foi titular na conquista da Copa da Uefa (91-92), da Uefa Champions League (94-95) e de quatro campeonatos holandeses.
Foi contratado pela Juventus de Turim, onde foi o primeiro não-italiano a defender a meta da Velha Senhora. Não teve atuações muito seguras em sua passagem pela Lega Calcio e acabou perdendo seu espaço pra um jovem goleiro que vinha para a equipe profissional com status de promessa – seu nome? -, Gianluiggi Buffon.
Pelo fato de não querer ficar no banco de suplentes, V. der Sar teve seu destino ligado ao Fulham, começando então sua brilhante passagem pela EPL. Protagonizou 127 jogos com a camisa dos Cottagers, onde ganhou a extinta Intertoto.
Por conta das boas exibições, Sir Alex Ferguson, no ano de 2005, resolveu trazer o brilhante goleiro para o Teatro dos Sonhos, em Manchester, consagrando então uma já bem sucedida carreira. Em Old Trafford, o goleiro holandês conquistou 3 títulos nacionais; 1 Copa da Liga; 3 community shields; 1 Uefa Champions League e 1 Mundial de Clubes da Fifa.
Pela Laranja Mecânica, o arqueiro contabilizou 130 partidas, antes de se aposentar nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Van der Sar foi eleito o melhor goleiro da Uefa Euro 2008 e levou seu país a uma semi-final de Copa do Mundo, em 98 – na qual a Holanda foi eliminada pelo Brasil nos pênaltis.
Com um gol na carreira (marcado em vitória de 8 a 1 em cima do de Graafschap, enquanto jogador do Ajax) e cerca de um trilhão de milagres debaixo da baliza, van der Sar sai das quatro linhas ao final da época para se tornar figura indispensável em qualquer lista dos maiores goleiros de todos os tempos.
Po legal a historia de mais um dos mitos das traves do futebol !!! Assistir ele hoje !!
ResponderExcluir